28/04/2025 | Por: Christian Baum - Jornalista Reg. Nº 0021854/RS
Esporotricose: Administração de Três Passos debate infecção que afeta animais e pessoas
Nesta segunda-feira (28), o prefeito de Três Passos, Arlei Tomazoni, reuniu-se com a secretária municipal de Saúde, Rosicler Seghetto, o secretário municipal de Meio Ambiente, Jair Locatelli, e a médica veterinária Flávia Jager para tratar do aumento dos casos de esporotricose no município.
A esporotricose é uma infecção fúngica causada por fungos do gênero Sporothrix, transmitida principalmente por arranhões e mordidas de gatos infectados, além de contato com materiais contaminados, como plantas e madeira. A doença, que apresenta lesões cutâneas e pode evoluir para formas mais graves, tem tratamento através de medicamentos antifúngicos.
Durante o encontro, foram repassados e analisados protocolos para conter a proliferação da doença, que acometem felinos e também representa risco para seres humanos. Com relação a isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente disponibiliza consulta e tratamento para gatos infectados pertencentes a famílias cadastradas no CadÚnico. Já a Secretaria Municipal de Saúde garante atendimento a todas as pessoas diagnosticadas.
O prefeito Arlei Tomazoni enfatizou a necessidade de seguir construindo políticas públicas permanentes para o enfrentamento da zoonose. “É fundamental unirmos esforços para proteger a saúde dos animais e da população, desenvolvendo ações eficazes de prevenção e tratamento”, destacou.