29/04/2025 | Por: Christian Baum - Jornalista Reg. Nº 0021854/RS
Formação sobre Autismo marca o Abril Azul em Três Passos
Na manhã de sábado, 26 de abril, aconteceu no auditório da Unijuí uma formação alusiva ao mês Abril Azul. O evento contou com a parceria do TEAcolhe Passo Fundo e foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Três Passos, por meio da Equipe de Educação Especial, sendo direcionado a professores, monitores da Rede Municipal de Ensino, bem como à equipe técnica da APAE e do TEAcolhe Três Passos.
A recepção da plateia ficou por conta do projeto Cante Encante, coordenado pela professora Zenaide Tom. As alunas Maria Antônia Mota, Joana Bender, Catarina Quednau, Samanta Zagonel e Maria Webers interpretaram músicas do repertório brasileiro e do pop internacional.
Durante a abertura, a secretária municipal de Educação, Sra. Lurdes Dresch, destacou a importância de momentos formativos como este, que promovem reflexões sobre a necessidade de estudar e compreender o Autismo, reafirmando o compromisso da pasta em oportunizar essas formações aos profissionais da rede municipal. O prefeito Arlei Tomazzoni, também ressaltou a relevância do Abril Azul e lançou uma provocação: “Que o mês dedicado à conscientização sobre o Autismo não seja apenas abril, mas se estenda pelos outros 11 meses do ano. E quais serão as ações frente à complexidade desta questão?”
A palestrante principal do encontro foi a neuropsicopedagoga Josiana Hertel, acompanhada de sua equipe composta pela fonoaudióloga Fernanda Pasinato, a nutricionista Caroline Karpinski e a assistente social Deise Brito – todas integrantes do TEAcolhe Passo Fundo, projeto que atua na promoção de informação e atendimento a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
A temática abordada foi “Desmistificação do TEA em sala de aula”. Com muito conhecimento, Josiana Hertel tratou de questões práticas do cotidiano escolar, como condutas relacionadas a alunos com Autismo, manejo comportamental, rotinas, propostas de atividades e, especialmente, a importância da atuação dos professores e monitores. Ela enfatizou o valor da previsibilidade e da organização da rotina como elementos fundamentais no processo educacional de alunos com TEA.
Complementando a discussão, a fonoaudióloga Fernanda Pasinato fez uma breve explanação sobre a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), abordando estratégias voltadas à comunicação de alunos que necessitam de adaptações.