03/07/2025 | Por: Christian Baum - Jornalista Reg. Nº 0021854/RS
Reunião para apresentação do programa “Operação Terra Forte”
A Prefeitura Municipal de Três Passos, em parceria com a Emater/RS-Ascar, convida todos os agricultores do município para uma reunião informativa sobre o programa “Operação Terra Forte”, lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SDR).
O encontro ocorrerá na sexta-feira, dia 11 de julho de 2025, às 14h, no Auditório da Unijuí – Câmpus Três Passos. Na ocasião, serão apresentadas as normas de funcionamento do programa, que visa à recuperação socioprodutiva, ambiental e ao incremento da resiliência climática da agricultura familiar gaúcha.
A “Operação Terra Forte” tem como objetivo principal promover a recuperação de solos no estado do Rio Grande do Sul, aliada à difusão de práticas sustentáveis na produção agropecuária. A iniciativa busca atender diretamente 15 mil agricultores familiares em todo o estado, podendo alcançar até 150 mil unidades produtivas de forma indireta por meio da difusão tecnológica.
No município de Três Passos, 60 famílias rurais serão diretamente beneficiadas com ações do programa. Os agricultores selecionados contarão com Assistência Técnica e Extensão Rural , apoio financeiro para investimentos e qualificação das patrulhas agrícolas mecanizadas, visando o fortalecimento da produção e a melhoria das condições de trabalho no campo.
A Prefeitura Municipal de Três Passos e a Emater/RS-Ascar reforçam a importância da participação dos agricultores interessados, uma vez que a reunião será fundamental para esclarecer dúvidas e orientar sobre os critérios e benefícios do programa.






