Corede Celeiro é o Campeão de votos na Consulta Popular deste ano

12/12/2023 | Por: Christian Baum

O Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede – da região Celeiro, com sede em Três Passos, ficou em primeiro lugar em votação na Consulta Popular do governo do Rio Grande do Sul, neste ano, dentre os 28 Coredes. O processo foi totalmente digital, com votação on line e off line por meio de um sistema monitorado pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) nos municípios da região. Pela primeira vez não teve cédula de papel.

O cálculo do número de votos é feito conforme a proporcionalidade de eleitores de cada região. Do total de 111.806 eleitores dos 21 municípios da região Celeiro, foram contabilizados 16.385 votos na Consulta Popular, que aconteceu de 27 de novembro até primeiro deste mês. Isso significa que 14,65% dos eleitores da região Celeiro participaram do processo. Por ter ficado campeão de votos, o Corede Celeiro tem direito a 1 milhão de reais extras da Consulta Popular.

As áreas da saúde e agricultura foram as mais votadas no Corede Celeiro e receberão no ano que vem, mais de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) de recursos provenientes do orçamento do Governo do Estado.

Os recursos extras são destinados para os 10 Coredes que mobilizaram mais votantes na Consulta Popular de 2023. O dinheiro vai ser repassado pelo Executivo gaúcho no próximo ano e vai ser aplicado nos projetos aprovados pelos eleitores.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 07/05/2024