Três Passos lança Campanha de Conscientização sobre a Esporotricose

26/04/2024 | Por: Elenara de Oliveira Frizzo

A Administração Municipal de Três Passos lança a Campanha de Conscientização sobre a Esporotricose. A doença é caracterizada por uma micose que pode afetar animais e humanos, sendo causada pelo fungo Sporothrix Schenckii.

A iniciativa é organizada e desenvolvida pelas Secretarias Municipais de Agricultura, Saúde e Meio Ambiente e dos setores de Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Os organizadores explicam que o fungo causador da esporotricose geralmente habita o solo, palhas, vegetais e também madeiras, podendo ser transmitido por meio de materiais contaminados, como farpas ou espinhos. O homem pega o fungo geralmente após algum pequeno acidente, como uma pancada ou esbarrão, onde a pele entra em contato com algum meio contaminado pelo fungo. Por exemplo: tábuas úmidas de madeira.

Animais contaminados também transmitem a doença por meio de arranhões, mordidas e contato direto da pele lesionada. Embora a esporotricose já tenha sido relacionada a arranhaduras ou mordeduras de cães, ratos e outros pequenos animais, os gatos são os principais animais afetados.

Nos gatos, as manifestações clínicas da esporotricose são variadas. Os sinais mais observados são as lesões ulceradas na pele, ou seja, feridas profundas, geralmente com pus, que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente.

É importante que o diagnóstico seja feito rapidamente e que o animal doente receba o tratamento adequado. Animais afetados pela esporotricose não devem nunca ser abandonados. Se isso acontecer, eles vão espalhar ainda mais a micose. Caso suspeite que seu animal de estimação está com esporotricose, procure um médico veterinário para receber orientações sobre como cuidar dele.

É aconselhável isolar o gato do contato com outros animais, separando-o num ambiente próprio, para que receba os cuidados de que necessita sem comprometer a saúde dos outros bichos da casa. Outro cuidado muito importante: em caso de morte do animal com esporotricose, é essencial que o corpo seja cremado, e não enterrado. Isso porque a micose pode se espalhar pelo solo, espalhando a doença entre outros animais.

Acompanhe no carrossel as orientações da Secretaria Estadual de Saúde - Centro Estadual de Estadual de Vigilância em Saúde em relação a doença.

COVID-19 - Boletim Epidemiológico - 07/05/2024

VACINAÇÃO